quarta-feira, 14 de novembro de 2018

BALADA DAS COISAS SEM IMPORTÂNCIA



Um amigo me disse que se sente vivendo na Idade Média: Com medo do Tribunal da Inquisição e dos novos Reis Taumaturgos.
Recomendei a ele a leitura dos poetas goliardos. Eles eram poetas malditos na Idade Média, muitas vezes padres medievais que preferiam a taberna do que a batina.
O mais famoso deles foi FRANÇOIS VILLON, que viveu no século XV. Talvez ele tenha sido o último poeta medieval e o primeiro poeta moderno. Não sei. Agora cabe ao meu amigo ler.
------
BALADA DAS COISAS SEM IMPORTÂNCIA
François Villon, 1431 a 1463
1. Conheço se há moscas no leite, Conheço pela roupa o homem, Conheço o tédio e o deleite, Conheço a fartura e a fome, Conheço a mulher pelo enfeite, Conheço o princípio e o fim, Conheço pela chama o azeite, Conheço tudo, menos a mim. 2. Conheço o gibão pela gola, Conheço o rico pelo anel, Conheço o fiel pela sacola, Conheço a monja pelo véu, Conheço o porco pela tripa, Conheço o irmão pelo latim, Conheço o vinho pela pipa, Conheço tudo, menos a mim. 3. Conheço a mula e o cavalo, Conheço o carro e a carreta, Conheço a galinha e o galo, Conheço o sino e a sineta, Conheço a flor pelo talo Conheço Abel e Caim, Conheço o pote e o gargalo, Conheço tudo, menos a mim. 4. Oh! Senhor Príncipe, te ofereço tudo que eu conheço E eu conheço tudo em suma, Conheço o branco e o carmim, E a morte que o fim consuma. Conheço tudo, menos a mim.
Tradução por Ferreira Gullar, 1930 a 2016
Música por Inventor do Vento, C. A. Albani da Silva, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário