segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Crianças, bichos & flores

Luiza Fortes (Lulu) declama Fernando Pessoa, Território do Pensamento, 04/10/2014


 “Crianças, Bichos & Flores”
Ficha técnica:
Letra, música, voz e violão: C. A. Albani da Silva, o Inventor do Vento
Viola caipira: Mick Oliveira, o Profeta do Vento
Flauta transversal: Antonio Ramos, o Iogue do Vento
Gravada em Maio de 2014 no Estúdio LACOS, Cachoeirinha/RS

Andou tentando entender
Aquilo que não entendia
Sentou, parou pra pensar
Em coisas da vida
E perguntou, logo de cara,
Pelas crianças, bichos e flores
E procurou e procurou e procurou e procurou...

Procurou a professora
Que já sem voz nada respondeu
Procurou a moça grávida que desta busca nunca padeceu
Procurou a bióloga, amiga sua, mas estava de férias
Procurou o caçador: na mira do trabuco perguntas não cabiam

Andou tentando entender
Aquilo que não entendia
Sentou, parou pra pensar
Em coisas da vida
E perguntou, logo de cara,
Pelas crianças, bichos e flores
E procurou e procurou e procurou e procurou...

Procurou a florista
Enchendo a cesta mandou-lhe cheirar
Os crisântemos, azaléias, begônias e tulipas
Procurou o lavrador: não via flor havia quinze anos!
No cemitério um defunto conserva um jarro cheio delas

Andou tentando entender
Aquilo que não entendia

Na biblioteca
Se perdeu na seção de livros eróticos
Falavam todos ao mesmo tempo naquela rede social
Ouvindo o choro do nenê sentiu pena e depois raiva
Foi quando Deus pediu-lhe desculpas por já estar se aposentando

Andou tentando entender
Aquilo que não entendia
Sentou, parou pra pensar
Em coisas da vida
E perguntou, logo de cara,
Pelas crianças, bichos e flores
E procurou e procurou e procurou e procurou...



Das crianças:
Um mundo maravilhoso
Se esta cidade fosse minha
Eu mandava arrumar
Para todos serem felizes
E nela poder passear

Se esta lagoa fosse minha
Eu não deixava poluir
Joguem lixo em outra parte
Porque os bichos moram aqui

Se este mundo fosse meu
Eu faria tantas mudanças
Que ele seria um mundo maravilhoso
De animais, pessoas e plantas

Se esta floresta fosse minha
Eu mandava limpar
Para as pessoas e animais
Poderem assim brincar
(Júlia Bandeira Fonseca, Julinha, 11 anos, estudante da rede pública de Gravataí, sonhadora, sobre a cantiga folclórica “Se esta rua fosse minha”)


Poema de ClaCla (com uma ajudinha da Mama)
Em meu sonho vejo uma fada
Sei que ela é encantada
Traz nos dedos um segredo 
Como se fosse um brinquedo

Ao entardecer vejo um circo 
Com um anjinho colorido 
Sei que ele é meu amigo
Pois sempre está comigo

Na cachoeira chocolate 
E nela o coração que bate 
Na espera da boneca
Enfeitiçada pela rebeca
(ClaCla ou Clarice Freitas tem 10 anos, estuda, dança balé e toca saxofone de Vento)


CoVA Menininha Ventosa e o Esqueleto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário