quarta-feira, 10 de outubro de 2018

MINHA LISTA PESSOAL DE CUIDADOS POLÍTICOS

MINHA LISTA PESSOAL DE CUIDADOS POLÍTICOS
(c. a. albani da silva, o inventor do vento)
1) Cuido, para que, na ânsia de querer mudar o mundo, eu não reproduza o discurso do bandido que diz: inimigo é inimigo morto;
2) Cuido, ao falar sobre moral e bons costumes, para não esquecer de levantar as calças;
3) Cuido para não demonstrar que sei tudo sobre Deus, Jesus e a Bíblia mas que pouco sei sobre a felicidade, as tristezas, sofrimentos e amores dos que me rodeiam;
4) Cuido para não adorar ao grande deus do mundo moderno: o dinheiro e seus santos: as máquinas (carros, armas, telefones) em seus altares prediletos: grandes lojas e bancos;
5) Cuido, para lembrar, quando ponho a cabeça no travesseiro que, muitas vezes, a corrupção pode ser uma fumaça usada para encobrir o drama fundamental da modernidade que é a utopia/esperança da liberdade, igualdade e fraternidade;
6) Cuido, pra lembrar, que o patriotismo não é torcida de futebol;
7) Cuido para não deixar que meu pessimismo considere que vivo no pior país do mundo, que todos não prestam e uns só querem ferrar com os outros;
8) Cuido para que, apenas por ser hétero, não aja só com a cabeça de baixo e, por isso, tento, desenvolver mais e melhor a cabeça de cima;
9) Cuido para lembrar que, a escravidão, acabou há apenas 130 anos no Brasil e que durou 350 anos;
10) Cuido para lembrar sempre que, na ânsia de mudar o mundo, muitos revolucionários foram autoritários (na França, na Rússia, na China, em Cuba), mas ainda mais grosseiros e truculentos foram os contrarrevolucionários (nazifascistas das guerras mundiais);
11) Cuido para não esquecer que por causa desses horrores a humanidade redigiu seu livro mais importante até aqui: A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948;
12) Onde a revolução é melhor ser buscada através da paz;
13) Cuido para não me fazer de vítima quando tenho problemas, muito menos oprimir os outros (em nome da liberdade) com minhas crenças pessoais (músicas e livros);
14) Cuido, como autor e historiador, para desembaralhar racionalmente e criativamente as verdades, ficções e mentiras que formam nossas vidas todo o dia;
15) Cuido para não virar cidadão virtual no século XXI e viver em bolhas que sequer são de sabão.
Vuuuuush.
Arte por Gérard Dubois, Tunney x Dempsey, s/d

Nenhum comentário:

Postar um comentário