quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

#8 O PRÍNCIPE SAPO


PLAYLIST DO LIVRO 
CONTOS PRA CANTAR DO INVENTOR DO VENTO
#8 O PRÍNCIPE SAPO

Outra canção
Da safra 2005:
Neste ano dei início
A fuzéu
À minha biblioteca
Hoje ela vai pra mais de 1000 livros
Dentre os primeiros
OS CONTOS DE GRIMM
Jacob e Wilhelm que
Anotaram, reinventaram
Montes de causos
De uma Alemanha que rapidamente
Abandonava o feudalismo rural em 1855
Pra adentrar na indústria urbana capitalista
E as fábulas dos bosques
Envolta de fogões a lenha
Me inspiraram
Sobretudo aquela do príncipe que virou sapo
Só com o amor voltou a ser gente!
Interessante é que nessa época
Entre uma leitura e outra
Das 06h às 07h da madrugada
(Porque o escritório estava vazio)
Eu trabalhava de operador de
Fotocopiadora
Na fábrica de automóveis
Da General Motors
Made In Vruuum Vruuum U.S.A Bi Bi Fon Fon
Só observando os peões descascando ferro
E os burocratas vivendo em outros mundos
Que ainda desconheço
Tudo isso pra pagar a faculdade de História
Com os poucos pilas que entravam.
Em 2006 eu seria demitido
Junto com a máquina colorida de e da xerox
Misturei minhas fábulas dos Irmãos Grimm
Com meus êxodos rurais de Gravataí
Vuuuuush
*******
O PRÍNCIPE SAPO
(c. a. albani da silva, o inventor do vento)

É difícil chegar / a qualquer lugar / sem ter de lutar
É difícil vencer / sem ter de perder pra aprender

Veja a donzela tão distante esperando o beijo do amado
O príncipe encantado / pode ser / eu ou você!

É difícil sonhar / sem ter de acordar / pra trabalhar
É difícil crer / sem poder ver...
Eu ouvi isso em algum lugar!

Veja a donzela tão distante esperando o beijo do amado
O príncipe sapo / pode ser / eu ou você!

(Capítulo V dos “Contos Pra Cantar” - Exigir aumento do patrão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário