quinta-feira, 5 de julho de 2012

Houria Niati, Calma, Beleza, Voluptuosidade, 1992


O Bem, o Mal, os Sonhos
Nas “Noites das Mil e Uma Noites(1982) foi a vez do egípcio Naguib Mahfouz (1911-2006) contar algumas histórias que Scherazade não contou ao Sultão Shahriar:
1.
O DJIN (gênio, demônio, fantasma) Sanjam disse ao chefe da guarda persa:
- Se chamados a fazer o bem, vocês se dizem incapazes. Se chamados a fazer o mal, a ele se prestam em nome do dever.

2.
Nuredin  estremeceu diante da menção de um sonho. Disse a seus amigos Hassan e Fadel:
- Não há nada mais impressionante na vida das pessoas que o sonho. – E ouviu uma voz comentando:
- Você tem razão no que está dizendo, meu filho...
Voltou-se para a poltrona ao lado e viu Sahlul, o comerciante de bricabraque, que olhava atentamente para ele e sorria.
- Você é sábio e experiente, senhor.
- Aquele que domina os sonhos, domina o amanhã – disse Sahlul.
Nuredin se entregou inteiramente à conversa, mas Fadel, lembrando o que lhe havia dito seu amigo ausente, Abdala, o carregador, discretamente o cutucou com o cotovelo e murmurou em seu ouvido:
- Pare de falar com ele.
- Mas ele não é um homem experiente? – Perguntou Nuredin.
- É também tão misterioso quanto o sonho – disse Fadel Sanaan, sussurrando.
(Albani da Silva, 05.07.2012)

CalexicoTwo Silver Trees (2008)


CalexicoCrystal Frontier (2000): 

Cisnes Selvagens – Hong
“Você sabe, tem uma expressão de Confúcio (551 a.C a 479 a.C): ‘Jiang-xin-bi-xin’- Imagine que meu coração fosse o seu!
Foi o que disse a avó da escritora Jung Chang (1952), conforme seu Cisnes Selvagens – Três filhas da China”, de 1991, a uma amiga em algum dia num distante 1933. 
(Albani da Silva, 05.07.2012)

Lucas SanttanaCira, Regina e Nana (2010): 


Led ZeppelinBlack Dog (1971)

Invocação
Conforme Pepetela (1941), em Parábola do Cágado Velho (1997), os povos bantus de Angola assim evocavam seus deuses relapsos em meio à guerra de libertação nacional angolana entre 1971 e 1976:
           Suku-Nzambi criou aquele mundo. Aquele e outros, todos os mundos.
          Suku-Nzambi, cansado, se pôs a dormir. E os homens saíram da Grande Mãe Serpente, a que engole a própria cauda.
            Feti, o primeiro, no Centro foi gerado pela serpente de água e da água saiu. Nambalisita, no Sul, do ovo saiu, partindo a própria casca. Namutu e Samutu, os dois gêmeos de sexo diferente, pais dos homens do país lunda, da serpente mãe directamente saíram.
            A obra de Suku-Nzambi estava completa. Mas nunca se interessou por ela. E a obra de Suku-Nzambi parecia esquecida de viver.
            Até hoje os homens, parados, atônitos, estão à espera de Suku-Nzambi. Aprenderão um dia a viver? Ou aquilo que vão fazendo, gerar filhos e mais filhos, produzir comida para outros, se matarem por desígnios insondáveis, sempre à espera da palavra salvadora de Suku-Nzambi, aquilo mesmo é a vida? (Albani da Silva, 05.07.2012)

Marcelo JeneciPra sonhar (2009):


Souad MassiHouria (2010):

O cabelo do Profeta
Oriente-se, rapaz, com Salman Rushdie (1947) em seu Oriente, Ocidente (1994):
Todo colecionador tem que partilhar seus tesouros com um outro ser humano, e Hashim chamou o único filho, Atta, e contou para ele. Atta ficou profundamente perturbado, mas, tendo jurado fazer segredo, só abriu a boca quando os problemas se tornaram terríveis demais para suportar.
       O rapaz se desculpou e deixou o pai sozinho, na aglomerada solidão de suas coleções. Hashim estava sentado ereto numa dura cadeira de costas retas, fitando o belo frasco.
       Alguém arrisca adivinhar qual terrível relíquia guardada em um belo frasco Hashim fitava? Deixe seu comentário aqui ou escreva para cavalgandoovento@gmail.com
(Albani da Silva, 05.07.2012)

Gilberto Gil Oriente (1979):

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