Houria Niati,
Calma, Beleza, Voluptuosidade, 1992
O Bem, o Mal, os Sonhos
Nas
“Noites
das Mil e Uma Noites” (1982) foi a vez do egípcio Naguib
Mahfouz (1911-2006) contar
algumas histórias que Scherazade não
contou ao Sultão Shahriar:
1.
O DJIN (gênio,
demônio, fantasma) Sanjam disse ao
chefe da guarda persa:
- Se chamados a fazer o bem, vocês se dizem incapazes. Se
chamados a fazer o mal, a ele se prestam em nome do dever.
2.
Nuredin estremeceu diante da menção de um sonho. Disse
a seus amigos Hassan e Fadel:
- Não há nada mais
impressionante na vida das pessoas que o sonho. – E ouviu uma voz comentando:
- Você tem razão no
que está dizendo, meu filho...
Voltou-se para a
poltrona ao lado e viu Sahlul, o
comerciante de bricabraque, que olhava atentamente para ele e sorria.
- Você é sábio e
experiente, senhor.
- Aquele que domina os
sonhos, domina o amanhã – disse Sahlul.
Nuredin se entregou
inteiramente à conversa, mas Fadel,
lembrando o que lhe havia dito seu amigo ausente, Abdala, o carregador, discretamente o cutucou com o cotovelo e
murmurou em seu ouvido:
- Pare de falar com
ele.
- Mas ele não é um
homem experiente? – Perguntou Nuredin.
- É também tão
misterioso quanto o sonho – disse Fadel
Sanaan, sussurrando.
(Albani da Silva, 05.07.2012)
Calexico – Crystal Frontier (2000):
Cisnes Selvagens –
Hong
“Você
sabe, tem uma expressão de Confúcio (551 a.C a 479 a.C): ‘Jiang-xin-bi-xin’-
Imagine
que meu coração fosse o seu!”
Foi o que disse a avó da escritora Jung Chang (1952), conforme seu “Cisnes Selvagens – Três filhas da China”,
de 1991, a uma amiga em algum dia num distante 1933.
(Albani da Silva, 05.07.2012)
(Albani da Silva, 05.07.2012)
Lucas Santtana – Cira, Regina e Nana (2010):
Led Zeppelin – Black Dog (1971):
Invocação
Conforme Pepetela (1941),
em Parábola do Cágado Velho (1997), os povos bantus
de Angola assim evocavam seus deuses relapsos em meio à guerra de libertação
nacional angolana entre 1971 e 1976:
Suku-Nzambi criou aquele mundo. Aquele e outros, todos
os mundos.
Suku-Nzambi,
cansado, se pôs a dormir. E os homens saíram da Grande Mãe Serpente, a que engole a própria cauda.
Feti, o
primeiro, no Centro foi gerado pela serpente de água e da água saiu. Nambalisita, no Sul, do
ovo saiu, partindo a própria casca. Namutu e Samutu, os dois gêmeos de sexo
diferente, pais dos homens do país lunda, da serpente mãe directamente saíram.
A obra de
Suku-Nzambi estava completa. Mas nunca se interessou por ela. E a obra de Suku-Nzambi parecia
esquecida de viver.
Até hoje
os homens, parados, atônitos, estão à espera de Suku-Nzambi. Aprenderão um dia a viver?
Ou aquilo que vão fazendo, gerar filhos e mais filhos, produzir comida para
outros, se matarem por desígnios insondáveis, sempre à espera da palavra
salvadora de Suku-Nzambi, aquilo mesmo é a vida? (Albani da Silva, 05.07.2012)
Souad Massi – Houria (2010):
O
cabelo do Profeta
Oriente-se, rapaz, com Salman
Rushdie (1947)
em
seu Oriente,
Ocidente (1994):
Todo colecionador tem que partilhar seus
tesouros com um outro ser humano, e Hashim chamou o único filho, Atta, e contou
para ele. Atta ficou profundamente perturbado, mas, tendo jurado fazer segredo,
só abriu a boca quando os problemas se tornaram terríveis demais para suportar.
O rapaz
se desculpou e deixou o pai sozinho, na aglomerada solidão de suas coleções. Hashim
estava sentado ereto numa dura cadeira de costas retas, fitando o belo frasco.
Alguém arrisca
adivinhar qual terrível relíquia guardada em um belo frasco Hashim fitava? Deixe
seu comentário aqui ou escreva para cavalgandoovento@gmail.com.
(Albani da Silva, 05.07.2012)
(Albani da Silva, 05.07.2012)
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