Paul Cézanne, O negro cipião, 1867
Viva o desenho animado
brasileiro!!!
Entre
2009 e 2010, a TV Brasil e o Ministério da Cultura (MinC) lançaram o
programa ANIMATV em que foram
produzidos 17 episódios pilotos de animações inéditas e brasileiras. Para quem está
cansado do padrão Disney/DreamWorks
de animações fica o convite para conhecer, abaixo, estes trabalhos saborosos.
P.S.: No portal do
ANIMATV
há a indicação da faixa-etária do público-alvo de cada animação. Resolvi não apontar
idade nenhuma aqui, pois às vezes é bom lembrar-se do mote romântico que diz “a
boa arte não tem idade”.
P.S 2.: Cada
animação tem apenas 11 minutos de duração.
Piratas x Ninjas x
Robôs x Caubóis (Dir.:
João Penna): A Esponja do Poder leva
a uma grande batalha, estilo fliperama, entre heróis clássicos com um visual
que lembra as animações do Genndy
Tartakovsky (Samurai Jack; O Laboratório de Dexter; As Meninas Super-Poderosas).
Vivi Viravento (Dir.: Alê
Abreu): A
simpática Vivi e a sua procura por Viravento – o lugar onde nascem as ideias.
Estimulada nessa busca por sua avó, a escritora Rosa Rara, acompanham Vivi, pela Amazônia, os personagens Mochilão e Lanterninha. Realmente, Vivi,
é muito bom ouvir
com os olhos...
Scratch (Dir.: Fred Luz): Ed, Led e Stive são três
baratas que vivem no porta-luvas do carro do detetive Larry. Não muito competente, são elas que solucionam os casos investigados
por ele. É o que ocorre neste “A Morte do Sr.
Ming”. Mais baratas assim é o que nos falta para melhorar a
Segurança Pública no Brasil.
Vai Dar Samba (Dir.: Humberto Avelar): Assinamos em baixo o manifesto do Clube Secreto
Vai Dar Samba.
Pausa para a
Música da Semana
Clementina de Jesus – Marinheiro Só (1982): Em homenagem ao Clube
Vai Dar Samba!
A Princesa do Coração Gelado
(Dir.: Antonio Navarro, Deca Furtado, Zu
Escobar): “Como descongelar um coração”? Pergunta-se a Princesa do Coração
Gelado. “Como congelar um coração”?
Pergunta-se o Doutor do Mal.
Wilbor (Dir.:
Clewerson Saremba, Rodrigo Gava): Este é Wilbor. O primeiro Wilbor.
Direto da Pré-História para a imaginação do narrador.
Abílio e Traquitana (Dir.: Henrique Barone, Fernanda Ribeiro): Agora sabemos por que os vaga-lumes piscam; a diferença
entre as lâmpadas incandescentes e as fluorescentes; e a origem do cinema – de certo
modo, uma parceria entre Thomas Edson
e os Irmãos Lumière.
Zica e os Camaleões (Dir.: Ari Nicolosi):
O mundo pelos olhos da adolescente Zica; e de seus amigos imaginários, os Camaleões.
Platz na Cidade (Dir.: Animatório e Paulo Miyada): Entregar
uma pizza em 10 minutos pode ser uma das tarefas mais difíceis do mundo na
Cidade Grande – ainda mais quando se é um trabalhador autônomo como Platz.
Bolota e Chumbrega (Dir.:
Frederico Pinto): Todo cachorro adora arroz de carreteiro! Bolota não é diferente. E junto de Chumbrega e de Vonvon, voando pelos céus num guarda-chuva multicolorido, ele
encontrará uma chácara onde a matilha se empanturra com tal iguaria.
Hiperion (Dir.: Bruno
Vidigal): Agora com Cadu,
o Hiperion, já não mais precisamos de
Ben 10, Mega Man e Peter Parker
para salvar o mundo. Ah! E o vilão Hyrus é
bem estiloso!
Historietas Assombradas para Crianças Malcriadas (Dir.: Victor-Hugo Borges): Essa Vovó é demais! Mete medo, mas diverte.
Ainda mais ao contar a história de “Alphonsinho, o Inventor”, dentre
outras coisas, do primeiro mp3 player
da História. Ah! E ele ainda se apaixonou por uma cigana, ou melhor, por uma
bruxa, que mantinha a juventude sugando a energia dos homens, presos por seu
feitiço em corpos de gato.
Nave Sub-D (Dir.:
Coletivo Manada): Bom demais também. O dia a dia
dos tripulantes de uma nave intergaláctica subdesenvolvida.
Tromba Trem (Dir.: Maurício Maia): Ganjah, o elefante
indiano; Eduarda Tamanduá Bandeira da
Silva; Mestre Urubu e um Trem de Cupins andam atrás de um
dirigível (ou balãozinho, diria a Duda; nave-mãe, diria a Rainha dos Cupins)
que os leve para a Índia ou para Varginha.
Jajá Arara Rara (Dir.: Chico Zullo): Todas
as araras contra o Seu Jailson, contrabandista
de aves silvestres na floresta amazônica. Guardemos as sábias palavras de Salomão, a arara-azul com 3 metros de
altura: “A
individualidade do todo do um é o que possibilita a totalidade do um no todo”.
Carrapatos e Catapultas (Dir.: Almir Correia): Surrealismo animado.
Miúda e o Guarda-Chuva
(Dir.:
Amadeu Alban e Jorge Alencar): “Gosto de sentar naquele banco por horas a fio. Olhando de
lá tudo se abre em perspectiva”. Plena de poesia, esta animação
é de uma delicadeza requintada em diálogo franco com a literatura – do Absurdo.
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