quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Paul Cézanne, O negro cipião, 1867

Viva o desenho animado brasileiro!!!
Entre 2009 e 2010, a TV Brasil e o Ministério da Cultura (MinC) lançaram o programa ANIMATV em que foram produzidos 17 episódios pilotos de animações inéditas e brasileiras. Para quem está cansado do padrão Disney/DreamWorks de animações fica o convite para conhecer, abaixo, estes trabalhos saborosos.

P.S.: No portal do ANIMATV há a indicação da faixa-etária do público-alvo de cada animação. Resolvi não apontar idade nenhuma aqui, pois às vezes é bom lembrar-se do mote romântico que diz “a boa arte não tem idade”.

P.S 2.: Cada animação tem apenas 11 minutos de duração.

Piratas x Ninjas x Robôs x Caubóis (Dir.: João Penna): A Esponja do Poder leva a uma grande batalha, estilo fliperama, entre heróis clássicos com um visual que lembra as animações do Genndy Tartakovsky (Samurai Jack; O Laboratório de Dexter; As Meninas Super-Poderosas).

Vivi Viravento (Dir.: Alê Abreu): A simpática Vivi e a sua procura por Viravento – o lugar onde nascem as ideias. Estimulada nessa busca por sua avó, a escritora Rosa Rara, acompanham Vivi, pela Amazônia, os personagens Mochilão e Lanterninha. Realmente, Vivi, é muito bom ouvir com os olhos... 

Scratch (Dir.: Fred Luz): Ed, Led e Stive são três baratas que vivem no porta-luvas do carro do detetive Larry. Não muito competente, são elas que solucionam os casos investigados por ele. É o que ocorre neste “A Morte do Sr. Ming”. Mais baratas assim é o que nos falta para melhorar a Segurança Pública no Brasil.

Vai Dar Samba (Dir.: Humberto Avelar): Assinamos em baixo o manifesto do Clube Secreto Vai Dar Samba. 

Pausa para a Música da Semana
Clementina de JesusMarinheiro Só (1982): Em homenagem ao Clube Vai Dar Samba!

A Princesa do Coração Gelado 
(Dir.: Antonio Navarro, Deca Furtado, Zu Escobar): Como descongelar um coração”? Pergunta-se a Princesa do Coração Gelado. “Como congelar um coração”? Pergunta-se o Doutor do Mal.

Wilbor (Dir.: Clewerson Saremba, Rodrigo Gava): Este é Wilbor. O primeiro Wilbor. Direto da Pré-História para a imaginação do narrador.

Abílio e Traquitana (Dir.: Henrique Barone, Fernanda Ribeiro): Agora sabemos por que os vaga-lumes piscam; a diferença entre as lâmpadas incandescentes e as fluorescentes; e a origem do cinema – de certo modo, uma parceria entre Thomas Edson e os Irmãos Lumière.

Zica e os Camaleões (Dir.: Ari Nicolosi): 
O mundo pelos olhos da adolescente Zica; e de seus amigos imaginários, os Camaleões.

Platz na Cidade (Dir.: Animatório e Paulo Miyada): Entregar uma pizza em 10 minutos pode ser uma das tarefas mais difíceis do mundo na Cidade Grande – ainda mais quando se é um trabalhador autônomo como Platz.

Bolota e Chumbrega (Dir.: Frederico Pinto): Todo cachorro adora arroz de carreteiro! Bolota não é diferente. E junto de Chumbrega e de Vonvon, voando pelos céus num guarda-chuva multicolorido, ele encontrará uma chácara onde a matilha se empanturra com tal iguaria.

Hiperion (Dir.: Bruno Vidigal): Agora com Cadu, o Hiperion, já não mais precisamos de Ben 10, Mega Man e Peter Parker para salvar o mundo. Ah! E o vilão Hyrus é bem estiloso!

Historietas Assombradas para Crianças Malcriadas (Dir.: Victor-Hugo Borges): Essa Vovó é demais! Mete medo, mas diverte. Ainda mais ao contar a história de “Alphonsinho, o Inventor”, dentre outras coisas, do primeiro mp3 player da História. Ah! E ele ainda se apaixonou por uma cigana, ou melhor, por uma bruxa, que mantinha a juventude sugando a energia dos homens, presos por seu feitiço em corpos de gato.

Nave Sub-D (Dir.: Coletivo Manada): Bom demais também. O dia a dia dos tripulantes de uma nave intergaláctica subdesenvolvida.
Tromba Trem (Dir.: Maurício Maia): Ganjah, o elefante indiano; Eduarda Tamanduá Bandeira da Silva; Mestre Urubu e um Trem de Cupins andam atrás de um dirigível (ou balãozinho, diria a Duda; nave-mãe, diria a Rainha dos Cupins) que os leve para a Índia ou para Varginha.

Jajá Arara Rara (Dir.: Chico Zullo): Todas as araras contra o Seu Jailson, contrabandista de aves silvestres na floresta amazônica. Guardemos as sábias palavras de Salomão, a arara-azul com 3 metros de altura: “A individualidade do todo do um é o que possibilita a totalidade do um no todo”.

Carrapatos e Catapultas (Dir.: Almir Correia): Surrealismo animado.

Miúda e o Guarda-Chuva (Dir.: Amadeu Alban e Jorge Alencar): Gosto de sentar naquele banco por horas a fio. Olhando de lá tudo se abre em perspectiva”. Plena de poesia, esta animação é de uma delicadeza requintada em diálogo franco com a literatura – do Absurdo.


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