sexta-feira, 1 de março de 2013

Renúncia Papal


Artemisia Gentileschi, Susana e os Anciãos, 1622

Curiosidades sobre a história do cristianismo
Parte 1: Até a ascensão do islamismo
- Com o apoio do livro “Uma breve história do cristianismo” (2011) de Geoffrey Blainey -

Origens
- Provavelmente foi Paulo de Tarso, em Antióquia, quem criou o termo “cristão”;
- O mais antigo escrito do cristianismo encontrado até agora é a primeira epístola aos tessalônios, do mesmo Paulo de Tarso; manuscrito datado de cerca de 20 anos após a morte de Cristo;
- De acordo com os exegetas bíblicos, o evangelho mais antigo é o de São Marcos, provável amigo do apóstolo Pedro;
- O evangelho de Mateus, para muitos o mais claro e seguro, é considerado o mais famoso dos quatro evangelhos canonizados pela Igreja;
- Lucas, talvez médico e amigo de Paulo, provavelmente nunca tenha conhecido Jesus;
- João escreveu o mais recente dos evangelhos, em cerca de 90 d.C. Seu texto é, para muitos, o mais poético e diferenciado dos quatro depoimentos sobre Cristo;
- Outros evangelhos, não-reconhecidos pela Igreja, por isso apócrifos, pipocaram pelo Oriente Médio e Império Romano nos 300 anos iniciais de cristianismo, escritos, supostamente, por seguidores de apóstolos como Pedro; Tomé, Maria Madalena e até Judas Iscariotes.

Simbologia
- O domingo é o dia sagrado de quase todo o cristão, pois foi nesse dia da semana que Cristo ressuscitou;
- Somente em 525 a Páscoa cristã foi atrelada sistematicamente ao Pessach judeu;
- Em 246 a ideia de celebrar o nascimento de Cristo no dia 25 de dezembro partiu dos patriarcas de Constantinopla, Alexandria e Antióquia, tomando-se como base o solstício de inverno no Hemisfério Norte: ou seja, o momento em que os dias começam a ficar longos novamente, assim como, aproveitando-se do antigo culto ao sol dos romanos;
- Maria, a mãe de Cristo, não teria morrido: ascendeu aos céus para o lado do filho. Assim ratificou o bispo Gregório de Tours em 594.

Kátia B – Só deixo meu coração na mão de quem pode (2011)

Sombrero LuminosoSintonia fina (2012)

Marcelo Jeneci e Laura LavieriFelicidade (2011):

Como se espalhou pelo mundo?
- Os cristãos souberam se aproveitar, em nome do universalismo de sua crença, da significativa unidade política/territorial construída pelo Império romano;
- O cristianismo disseminou-se primeiramente nas comunidades judaicas, por ser uma dissidência desse credo;
- Talvez tenha se beneficiado também da caridade e ajuda mútua em situações de crise (fome, epidemias) atraindo novos fiéis urbanos; como de costume, o campo resistiu mais às mudanças;
- A habilidade política de Constantino agilizou esse processo de expansão, considerando o cristianismo a religião adequada para os tempos de desagregação do Império romano no século 4, institucionalizando assim a mesma.

Primeiras Polêmicas
- Antes disso, porém, outros imperadores romanos condenaram o culto cristão: Nero, em 64; Décio, em 250; entre outros;
- Para o pregador egípcio Ário, que viveu nos anos 300, Deus e Cristo não eram a mesma coisa: Deus era uma entidade superior ao homem "quase divino" que foi Jesus. A heresia ariana foi duramente combatida pelo Concílio de Niceia (325);
- O bispo africano Santo Agostinho enfatizou a predestinação: nosso destino estaria traçado por Deus desde o nascimento;
- Helena, a mãe do imperador Constantino, pode ter sido a primeira peregrina cristã, visitando Jerusalém e abrindo o caminho para outros peregrinos com o destino de Belém e do rio Jordão;
- Já a primeira grande ordem de monges, a dos beneditinos, foi cria do eremita italiano São Bento: pretendia domar os males do corpo para que a alma triunfasse;
- Beda, o Venerável, monge beneditino britânico, descreveu, em 728, a passagem de duas “tochas incandescentes” (dois cometas) durante duas semanas pelos céus da Grã-Bretanha. Mensageiros de más notícias, para os cristãos, os cometas anunciavam a conquista do Oriente Médio pelos árabes-muçulmanos?

Na literatura
            Dois bons livros que abordam a vida de Cristo são: “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” (1991), do português José Saramago (1922-2010), em que Cristo é humanizado em seus dramas, sobretudo o encargo de ser o Messias e o peso dos crimes cometidos ao longo da história contra ou a favor de seu nome; e “A Última Tentação de Cristo” (1955) do grego Nikos Kazantzákis (1883-1957) em que Cristo, crucificado, sonha ser resgatado por um anjo, casando-se e vivendo uma vida pacata, sonho este ardil do demônio.

A Última Tentação de Cristo (1988)Dir.: Martin Scorsese (Trailer): 

Katia B e Charles GavinSeis vidas (2012): 

Cidadão InstigadoO tempo (s/d):


Engenheiros do Hawaii O Papa é Pop (2004): Já ia me esquecendo de que o Papa é Pop... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário