quinta-feira, 11 de julho de 2019

10 passos do samba


10 passos do samba


Não sei dançar samba. Nem sequer tocar samba direito eu sei. O samba é cheio de síncopes e acordes e os meus dedos são duros do rock and roll. Mas eu sei ouvir. Assim escolhi dez passos da batucada do samba para compartilhar com o ouvinte e leitor de vento.

1 – Em 13 de Maio de 1888 a Abolição da escravidão jogou nas cidades e periferias urbanas muitos trabalhadores negros abandonados pelas grandes fazendas: sem-terra, sem escola e sem emprego.

2 – Em 1897, soldados da Guerra de Canudos foram morar no Morro da Favela do Rio de Janeiro.

3 – Em 1917, foi gravado o primeiro samba, PELO TELEFONE, do sambista DONGA, na Casa Edison, no RJ.

4 – Em 1922, aconteceu em SP a Semana de Arte Moderna, reunindo escritores, pintores e músicos que queriam valorizar a arte brasileira mestiça: misturando a cultura popular regional, negra, indígena, com influências da cultura da Europa e dos EUA.

5 – Em 1931, o sambista NOEL ROSA, de Vila Isabel, gravou COM QUE ROUPA? com o grupo BANDO dos TANGARÁS e virou o primeiro grande letrista do samba.

6 – Em 1936, Lupicínio Rodrigues começou a criar o samba da dor-de-cotovelo em Porto Alegre.

7 – Em 1939, a cantora CARMEN MIRANDA e seu grupo o BANDO da LUA foram à Broadway, nos EUA, gravar filmes musicais que se espalharam pelo mundo, cantando músicas como O QUE É QUE A BAIANA TEM? de Dorival Caymmi.

8 – Em 1940, o samba de Porto Alegre se fortaleceu com a batucada de TÚLIO PIVA e sua música TEM QUE TER MULATA.

9 – Em 1951, surgiu o grande nome do samba paulista ADONIRAM BARBOSA: com a música SAUDOSA MALOCA depois gravada com o grupo DEMÔNIOS da GAROA.

10 – Em 1959, o baiano JOÃO GILBERTO gravou no RJ o disco CHEGA de SAUDADE em parceria com o produtor ALOYSIO de OLIVEIRA, o maestro TOM JOBIM, o poeta VINÍCIUS de MORAES e outras feras. Eles inventaram a BOSSA NOVA: mistura da batucada do samba dos morros cariocas, dos acordes do jazz (música negra norte-americana), com um canto suave e letras cheias de poesia falando do amor, do sorriso e da flor.

Vuuuuush

(c. a. albani da silva, o inventor do vento)



Nenhum comentário:

Postar um comentário